31 de outubro de 2010 1 comentários

DOCUMENTÁRIO - CAMPANHA FOTÓGRAFO CEGO



http://www.youtube.com/user/ADDBrasil#p/u/5/TKy_C82gKFs
Comments

FOTÓGRAFO PROFISSIONAL CEGO

Veja como um deficiente pode fazer qualquer coisa.
Prova disso é que as fotos da nova campanha da Associação Desportiva para Deficientes (ADD) foram tiradas por um cego. Assista esse filme!

“O fato de a fotografia estar enquadrada ou não, isso é o que menos importa, pois é através da foto que o cego passa sua visão de mundo para as outras pessoas.”
29 de outubro de 2010 Comments

BRAILLE

O Sistema Braille é utilizado universalmente na leitura e na escrita por pessoas cegas, foi inventado na França por Louis Braille, um jovem cego, reconhecendo-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e integração dos deficientes visuais na sociedade.

O sistema permite a pessoa cega ler por meio do tato. Com seis pontos em relevo dispostos em duas colunas e três linhas, o sistema proporciona 63 combinações diferentes que representam as letras do alfabeto, os números, símbolos científicos, música, fonética e informática.
 
 
"Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma." (Louis Braille)
26 de outubro de 2010 1 comentários

PARA REFLETIR

"A maior deficiência é a falta de consciência"
25 de outubro de 2010 3 comentários

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos." (Antoine Saint Exupery)
Trabalho com aluno especial incluso.  Ele é Deficiente Visual, tem 8 anos, está no 2º ano do Ensino Fundamental, incluso em uma turma regular.  Preciso deixar registrado que ele é uma benção na minha vida.

Todos os dias eu aprendo muito com ele, pois apesar de suas limitações está sempre disposto a aprender o novo.  Ele é alfabetizado oralmente e está aprendendo o braille.  Interage o tempo todo com todas as pessoas que estão a sua volta.  Adora contar e ouvir histórias.  Gosta muito de cantar o Hino Nacional, das aulas de informática onde usa o programa DOSVOX, o qual eu conheci por intermédio dele.  Esse programa é falado e tem jogos interativos que estimulam o desenvolvimento cognitivo.  Uma outra atividade que ele gosta muito e pede sempre é desenhar.  Confesso que quando tive meu primeiro contato com ele, no desenho, me surpreendi pois após ter preparado para ele a folha com uma textura em baixo, ele pediu para que eu pegasse sua cor preferida e então eu perguntei para ele qual seria e ele disse que era o azul escuro.  Todas as vezes que desenha ele viaja em sua imaginação e vai dizendo o que esta desenhando.  Participa das aulas de Inglês com satisfação e entusiasmo.  Ele frequenta a sala de recursos e gosta muito.
  • O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.
As adaptações feitas nas atividades são de extrema importância pois é por meio destas adaptações e também dos comandos auditivos que ele realiza as atividades propostas.  Preparo com carinho e satisfação todo o material necessário para que a aprendizagem ocorra de maneira prazeirosa.

Preciso destacar também o carinho e o cuidado que os amigos têm com ele em toda a escola, eles interagem o tempo inteiro.

Nessa mesma escola havia um outro aluno com deficiência visual e além dessa, outras deficiências associadas. Havia interação entre os dois, geralmente no recreio, onde eles se encontravam, conversavam, contavam história um para o outro.

Quando conhece um amigo novo, ele se apresenta dizendo o seu nome e em seguida diz que é deficiente visual e que não enxerga, por isso precisa tocar para conhecer a pessoa.  Diz também que estuda em outra escola e que essa outra escola é para deficiente visual.

É notável o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional dele.  Ele demonstra todos os dias a ampliação do conhecimento adquirido, questionando e buscando o novo.  É muito curioso e por isso aprende com facilidade.  Realiza as tarefas com satisfação e entusiasmo.  Tem se comunicado de maneira clara, facilitando assim a convivência em grupo.  Ele tem se tornado na escola, cada vez mais independente, lutando com vigor pela sua autonomia. 

Não posso deixar de comentar que precisei estar três semanas afastada da escola, por motivo de saúde, e quando eu voltei ele ficou muito feliz e eu também, é claro.  Com essa atitude pude perceber que criamos um laço afetivo muito garnde.

Ele recebe muitos estímulos da família que está sempre buscando o novo para criar a autonomia dele.  Seu sonho é ter um cão guia.

Estive no Instituto Benjamin Constant, participando de uma Jornada para Baixa Visão, onde tive a oportunidade de conhecer outras pessoas com deficiência visual inclusive um atleta paraolímpico campeão do golbol.

Fiz um curso rápido de Braille e Sorobã.
  • Braille é um sistema de leitura e escrita utilizado universalmente por pessoas cegas.
  •  Na escrita de números reside a principal vantagem, que recomenda o sistema Sorobã como método ideal de cálculo para deficientes visuais. Com alguma habilidade o deficiente visual pode escrever nele números com a mesma velocidade ou até mesmo mais rápido que um vidente escreve a lápis no caderno.
É uma experiência muito rica. Uma lição de vida.

As crianças com necessidades especiais são aquelas que requerem certas modificações ou adaptações no programa educacional, a fim de poderem atingir seu potencial, de forma a não se sentirem discriminadas.  Essas limitações podem resultar de problemas visuais, auditivos, mentais, motores ou de condições ambientais desfavoráveis.

Em qualquer processo de inclusão todos devemos entender a necessidade de irmos além dos limites que nos são apresentados para que possamos possibilitar ao ser humano alcançar o máximo da sua potencialidade e assim exercer a sua cidadania com liberdade.


Educação Inclusiva 
Faça a sua parte!
Seja diferente porque ser DIFERENTE é NORMAL
Comments

Ser DIFERENTE é NORMAL

Esse espaço é para todas as pessoas que acreditam que a diversidade não é problema, pois devemos aceitar a diferença. Podemos aprender muito com eles.  Eles precisam de espaço, de oportunidade para mostrar seu potencial.

Precisamos que as pessoas se conscientize que a inclusão é necessária e conviver com as diferenças é fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

Diga NÃO ao  preconceito e a discriminação.

Somos capazes de ACREDITAR, ACEITAR e CONVIVER com as diferenças.

Faça a sua parte!
Seja diferente porque ser DIFERENTE é NORMAL


1 comentários

UM POUCO MAIS...

Na hemodiálise além dos pacientes com insuficiência renal crônica, havia muitos com outras deficiências como deficiência física, deficiência visual, transtornos comportamental, deficiência auditiva e também pessoas carentes de afeto. 

É impossível estar num ambiente desses e não se envolver com todas essas pessoas que apesar de serem DIFERENTES são NORMAIS.

Minha tia tem baixa audição e faz uso de prótese auditiva.  A comunicação as vezes é um pouco confusa mas acontece naturalmente.  Ela aprendeu a fazer leitura labial.

Meu filho estudou com um autista, o qual eu tive bastante contato e paciência para conversar com ele todas as vezes em que eu ia à escola. 

Na igreja que frequento tem também algumas pessoas especiais e eu quero destacar uma em especial que possui autismo e retardo mental, mas que é um "doce" de pessoa dentro de suas limitações, é claro.  Amoroso, carinhoso e muito esperto. 

Muitas pessoas com deficiência não recebem carinho, atenção, dedicação das pessoas que estão a sua volta, dificultando muito a convivência em grupo.

Fiz uma pesquisa de campo para a disciplina Educação Especial, em uma escola para deficientes auditivos.  Foi muito interessante o contato com as crianças naquela instituição.  O mais incrível desse trabalho foi que havia uma inclusão de uma aluna com deficiência auditiva e Sídrome de Down.

Precisamos amar essas pessoas que fazem parte da nossa vida. Levar uma palavra amiga e mostrar que são importantes sim e capazes para estarem inseridas na sociedade.

Faça a sua parte!
Seja diferente porque ser DIFERENTE é NORMAL

24 de outubro de 2010 Comments

BAGAGEM DE VIDA

Quero começar compartilhando a experiência que passei com meu pai, que foi cadeirante durante 12 anos , o qual eu acompanhei bem de pertinho.  Além da deficiência física, ele teve insuficiência renal crônica fez hemodiálise três vezes por semana durante 10 anos.

Nesses 12 anos de caminhada com meu pai, aprendi muito, pois ele sempre esteve de cabeça erguida e mesmo com suas limtações procurava levar uma vida normal, trabalhando, conversando, inventando coisas pois até adaptações em seu carro ele mesmo fez para poder dirigir.

Passei por momentos de rejeição, preconceito e discriminação, junto com ele. Quase em nenhum lugar na cidade possuia rampa para cadeirante muito menos um elevador especial ou esteira rolante.  As vagas para deficiente quase sempre são ocupadas por pessoas não deficiente entre outras situações. 
 
Aprendi a dar valor a pequenas coisas, coisas simples que quando está tudo bem passam desapercebidas.  

Estive na ABBR e lá pude ver pessoas com várias deficiências, entre elas muitas crianças e jovens que lidavam naturalmente com toda essa situação mesmo estando em uma cadeira de rodas.

É triste ver que algumas pessoas ditas "normais" simplismente ignoram pessoas especiais.  Precisamos conscientizar as pessoas que ser DIFERENTE é NORMAL.

Realmente eu posso afirmar que tenho uma bagagem de vida, amor, compreensão e dedicação para lidar com pessoas especiais.


Faça a sua parte!
Seja diferente porque ser DIFERENTE é NORMAL

Comments

BOAS VINDAS

Olá, seja BEM-VINDO ao meu blog!

Sou educadora e aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.  Me identifico muito com a Educação Especial ou Educação Inclusiva.  Atualmente, trabalho em uma escola inclusiva, diretamente com um aluno portador de necessidades educativas especiais, incluso no ensino regular.  Para o futuro penso em trabalhar com a Pedagogia Hospitalar. 

Quero compartilhar com você um pouquinho das experiências que tenho com as pessoas que fazem parte da minha vida, as quais eu amo muuuuuuuuuuuuuuito.

Conteúdos serão postados sempre que possível e links estarão visíveis para auxílio.

Poste comentários, sugestões, conteúdos e/ou experiências que sejam interessantes para crescimento pessoal, cognitivo, afetivo e profissional de todos que por aqui passarem.

Faça a sua parte!
Seja diferente porque ser DIFERENTE é NORMAL

 
;