Este filme, retrata a dislexia de forma clara. Neste excerto é apresentado um pequeno resumo sobre disléxicos famosos. Veja como a arte e a educação são importantes ferramentas de estímulo ao desenvolvimento de uma pessoa quando aplicadas intencionalmente para a sua felicidade.
O original chama-se Taare Zameen Par - Every Child is Special, com a direção e participação de de Aamir Khan.
Vídeo para divulgação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro.
Vítimas diárias do descaso, do preconceito e da discriminção, as pessoas com deficiência comemoram no dia 21 de setembro, desde 1982, o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência.
Este dia tem como um de seus principais objetivos mostrar a importância da luta de todas as pessoas com deficiência, seja física, mental ou sensorial (cegos e surdos-mudos).
Os direitos reivindicados pelas pessoas com deficiência não deixam de ser simples: ir e vir pelas ruas das cidades, frequentar lugares públicos sem a obrigação de entrar pela porta dos fundos, ou assistir a espetáculos na última fileira, por não haver espaço acessível a uma cadeira de rodas.
Seriam reivindicações simples se houvesse, por parte das empresas e do poder público, uma atenção especial ao que é indispensável para que os deficientes possam viver mais dignamente.
O preconceito e a discriminação devem ser combatidos ininterruptamente. Quem discrimina ignora que as deficiências apontadas nos demais são, em outra escala e em outra dimensão, as mesmas que carregamos conosco. Se não possuímos alguma deficiência “física”, certamente temos outras deficiências – de caráter, morais, éticas ou semelhantes – que nos tornam também deficientes.
Quem discrimina se coloca, equivocadamente, em um plano superior às outras pessoas, desconhecendo, ou fingindo desconhecer, que todos somos mais ou menos aptos a exercer alguma função ou atividade.
Os deficientes físicos, portanto, se têm, por exemplo, sua capacidade motora prejudicada, não perdem a capacidade mental, de raciocínio e inteligência.
A crise econômica e os altíssimos índices de desemprego vividos pelo Brasil têm contribuído significativamente para que as instituições destinadas a garantir os direitos se sintam impossibilitadas de agir. E agir, fundamentalmente, para garantir o cumprimento das leis que facilitariam o convívio das pessoas portadoras de deficiências e sua inclusão na sociedade.
Uma inclusão reivindicada em todas as áreas: educação, saúde, transporte, mercado de trabalho, seguridade social, etc.
Alguns pontos listados por entidades e movimentos devem ser destacados: maior investimento na área de prevenção de doenças ou condições de saúde que causem deficiências, sendo enfatizado o combate à desnutrição e aos acidentes de trânsito e do trabalho; promoção de campanhas de esclarecimento em instituições de ensino, empresas e comunidades sobre a importância da doação de órgãos; incentivo à pesquisa sobre tratamentos e equipamentos para uso dos portadores de deficiência.
Na educação, podem ser citadas a proposta de oferta, obrigatória e gratuita, de educação especial, em estabelecimentos públicos de ensino, sendo garantido, nos orçamentos (da União, Estados e municípios) um percentual mínimo destinado à educação especial.
O programa do dia 24.08.2012 abordou o tema da acessibilidade na intenet. Para discutir o assunto, o Cenas do Brasil recebeu a coordenadora-geral de Prestação de Serviços por Meios Eletrônicos, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fernanda Lobato. Também participou a analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Liliane Vieira Moraes debateram sobre acessibilidade na internet. Confira.
Este blog foi criado para divulgar e compartilhar informações, ideias, experiências e histórias de superação com todas as pessoas que acreditam que a diversidade não é problema e querem dizer NÃO ao preconceito e a discriminação. Somos capazes de ACREDITAR, ACEITAR e CONVIVER com as diferenças. Respeitar as diferenças é amar as pessoas como elas são. Ser DIFERENTE além de NORMAL é NATURAL!
O casamento terminou, mas a nossa missão continua!
-
Levei meses para chegar até aqui e escrever tudo aquilo que me vai no
coração. Há coisas que entram demasiado na nossa intimidade mas, por
respeito a tod...
Fraldário do Prontomed Santa Casa
-
Como vimos num post anterior, o Prontomed é um centro de atendimento médico
de convênios e particulares, e fica localizado na Santa Casa de Campo
Grande (M...
Reportagem Fantástico - Álbum sensorial - Comentada
-
Olá Leitores
Com certeza muitos de vocês assistiram a reportagem do fantástico, sobre o
casal de cegos que receberam um álbum sensorial do ensaio fotográfi...
Panqueca Fácil e Gostosa
-
Domingo é dia de... panqueca. Tem coisa melhor do que acordar e preparar um
café para a família toda ou até para você mesmo se deliciar sozinho? Mas
tem...
Decisão Judicial
-
#DecisãoJudicial | Uma servidora pública teve a sua carga horária
reduzida de 8 para 4 horas diárias, sem necessidade de compensação, para
ela cuidar d...
GPS para cegos
-
Que Pernambuco tem gente inovadora todo mundo sabe. Mas o estudante Marcos
Antônio da Penha (foto), de 27 anos, superou as expectativas quando criou o
An...
Revista Surdez e Diversidade – Setembro Surdo 2024
-
Setembro chegou novamente, com a campanha de conscientização sobre a *Diversidade
Surda*.
Para celebrar e divulgá-la, trazemos a nova edição do e-zine es...
Placas em Libras
-
Vamos conferir algumas placas em Libras usadas nas escolas para
Comunicação Visual. Este é mais um produto pensado e confeccionado pela
empresa Superefic...