17 de julho de 2012

Petropolitano eleito o Melhor Professor do Ano nos EUA


Programa de inclusão para crianças utiliza os sentidos para que o aprendizado faça sentido
O petropolitano Alexandre Lopes recebeu, na noite da última quinta-feira (12), o título de “Melhor Professor do Ano da Flórida 2013” (Florida Teacher of the Year 2013), em cerimônia de gala no Hard Rock Live nos estúdios da Universal (Universal Studios) em Orlando, em evento promovido pela loja de departamentos Macy’s e pelo Departamento de Educação da Flórida. O professor concorreu com 180 mil professores do Estado e cinco finalistas.
Alexandre criou um programa de inclusão para crianças com e sem autismo. Sua filosofia educacional consiste em utilizar os sentidos para fazer com que o aprendizado faça sentido.  Esse é um dos muitos segredos do professor para atingir o sucesso com seus alunos na “Escola Carol City”, em Miami. Em sua técnica, além do amor e dedicação, utiliza a música cantada e tocada e o pronunciamento de palavras por etapas, levando seus alunos a aprenderem com a prática sendo parte deles portadores do espectro autista. Em suas aulas geralmente sentam-se todos no chão onde professor e alunos desfrutam de um prazeroso aprendizado.
“Não tenho palavras para descrever o que sinto com esta premiação. É um momento mágico”, declarou Alexandre.
O superintendente de Educação no Condado de Miami-Dade, Alberto Carvalho, considera o professor realmente mágico: “O tema dessa competição foi mágico e Alexandre decididamente está um passo à frente, ele faz mágica na sua sala de aula diariamente, compartilhando seu talento maravilhoso com crianças que têm alguma deficiência e se beneficiam dessa mágica que ele traz”, disse Alberto.
Entre os prêmios, o professor recebeu US$10 mil e uma viagem com três acompanhantes para a famosa parada de Ação de Graças (Thanksgiving), em Nova York em novembro. Mas, a maior emoção para Alexander foi ter presente Enir Lopes, seu pai, que foi aos EUA para prestigiar o filho em um momento tão feliz e importante em sua carreira.
Ao receber o prêmio, Alexandre agradeceu a todos, principalmente seus alunos, aos quais chamou de “os pequenos sonhadores que tornaram realidade o sonho desse brasileiro”, e disse, em português, “muito, muito obrigado”.
Alexandre também sustentará  o título de “Embaixador da Educação” em toda a Flórida por um ano, viajando por todo o Estado ensinando o programa que criou a outros educadores.

 
;