Vídeos bem-humorados, um deles estrelado pelo ator Ariel Goldenberg, protagonista o filme “Colegas”, dão oportunidade à reflexão sobre as diferenças. Quarto vídeo da série, lançado hoje, mostra uma cena vivida por uma cadeirante na Avenida Paulista.
Uma situação vivida por uma deficiente física e pessoas sem deficiência é o tema do quarto vídeo da campanha “Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos” do Instituto Mara Gabrilli (IMG) e entidades parceiras. Lançada no Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21 de março, a campanha é composta por uma série de quatro vídeos que convida as pessoas à reflexão sobre o preconceito em relação às diferenças. A ação é uma realização do IMG, com patrocínio da Sanofi e apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, do SESC, da Livraria Cultura e da FarMais Tremembé. Também apoiam o projeto as seguintes entidades ligadas à inclusão das pessoas com deficiência: APAE São Paulo, Instituto Olga Kos, Movimento Down Brasil, Grupo Chiaverim, ABADS, ADID, Carpe Diem, APABB, ARCA do Brasil, ADERE e SORRI BRASIL.e OAT.
Com quatro filmes de 45 segundos, divulgados separadamente, a campanha mostra personagens expostos a situações onde a falta de jeito para lidar com pessoas com deficiência se evidencia de forma cômica. Os quatro vídeos integram o curta “Dicas de Convivência”, que será lançado em São Paulo, no dia 18 de abril, durante a Reatech – maior feira de negócios voltada a tecnologia para deficientes de todas as categorias.
“O viés desses filmes é a convivência. O primeiro passo para a convivência é quebrar nossa própria barreira e enfrentar o medo de se aproximar. Conviver é viver bem em meio à diversidade”, afirma Mara Gabrilli, fundadora do instituto que leva seu nome, citando que os vídeos deixam clara a mensagem de que a convivência entre pessoas com e pessoas sem deficiência poderia ser simples mas, no entanto, ainda há imensas barreiras a serem superadas.
Os personagens da campanha são pessoas com deficiências - física, visual, auditiva e intelectual - e cidadãos brasileiros comuns que querem ajudar pessoas com deficiência, mas não sabe exatamente como. Com espírito de solidariedade, eles se mostram desajeitados e, muitas vezes, inadequados. O roteiro foi elaborado a partir de relatos de pessoas com deficiência. Os vídeos, assinados pela cineasta Ariana Chediak, dão corpo à mensagem da campanha: “Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos”, lembrando que a pessoa sem deficiência também precisa de ajuda para mudar sua forma de ver. “Se isso fosse superado, os problemas das pessoas com deficiência certamente seriam muito menores”, conclui Mara Gabrilli.
Veja também neste blog:
1º vídeo da campanha contra o preconceito - SÍNDROME DE DOWN
2º vídeo da campanha contra o preconceito - DEFICIÊNCIA AUDITIVA
3º vídeo da campanha contra o preconceito - DEFICIÊNCIA VISUAL
A campanha é uma realização do Instituto Mara Gabrilli