26 de setembro de 2013 Comments

I Fórum do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência - ACESSIIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA

Petrópolis possui 297.888 habitantes. Segundo o IBGE 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, em Petrópolis cerca de 71,490 pessoas declararam ter algum tipo de deficiência. O senso registrou ainda que 10,8% da população é composta por idosos, ou seja, 32,171 petropolitanos estão acima dos 60 anos, e 17% cerca de 50,640 pessoas são obesas. 

Vamos participar deste importante debate, precisamos de uma Petrópolis menos hostil que acolha também os idosos, gestantes, crianças, obesos e Pessoas com deficiência sejam transitórias ou definitivas.

 

 
Conheça um pouco de nossa palestrante. Colaboradora da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e batalhou para incluí-los ...na Constituição brasileira. Coordenou a Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República... Confira!  


 
Fonte: Rodrigo Dias 
21 de setembro de 2013 Comments

Luta que não acaba - 21 de setembro - DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 
Preconceito, falta de informação, desinteresse, desconhecimento, descaso e abandono. Hoje, 21 de setembro, quando celebramos o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Lei 11.133, de 14 de julho de 2005, verificamos que há pouco para comemorar e muitas reclamações a fazer.
 
Estamos, no mínimo, meio século atrasados. E perseguimos uma meta de acessibilidade que não reflete a realidade. Ao contrário, somente compensamos esse déficit, imaginando que a construção de rampas em prédios públicos, a instalação de chapas de aço com informações em Braille nos elevadores, a presença de tradutores de LIBRAS em poucos eventos ou a existência de uma lei para contratação de funcionários são ações suficientes para incluir 45,6 milhões de pessoas com deficiência (segundo o Censo 2010, do IBGE) na lista de cidadãos brasileiros.
 
Nossa política de inclusão é hipócrita porque discrimina, segrega, isola milhares de pessoas, principalmente quem não tem dinheiro. Uma realidade que não atinge somente pessoas com deficiência, mas bate com mais força nessa população que muitos chamam de "especial".

Pessoa com deficiência no Brasil, ainda é um não-cidadão. Precisa lutar com muito empenho, tem sempre de gritar para ser enxergada, é obrigada a implorar pela atenção, pelo respeito, pela dignidade e por outros tantos direitos garantidos pela Constituição, mas que são subjugados por - mais uma vez - preconceito, falta de informação, desinteresse, desconhecimento, descaso e abandono.

É uma luta que não tem fim. E todos já estão muito cansados.

Fonte: VENCER LIMITES
14 de setembro de 2013 Comments

Petrópolis terá brinquedos adaptados para crianças cadeirantes no Parque Municipal de Itaipava e na Praça da Liberdade

Por Gilda Beatriz 

"É com muita alegria que comunico as crianças cadeirantes, seus pais, familiares e amigos que elas em breve também irão brincar em balanço e carrossel adaptados no Parque Municipal de Itaipava e outros na Praça da Liberdade. Através de minha Indicação Legislativa solicitei a Prefeitura a implantação em primeiro momento de um conjunto de brinquedos para prestigiar os distritos e outros para o centro da cidade. Os brinquedos do Parque serão inaugurados em breve, já os da Praça da Liberdade só irão estar disponíveis após a reforma geral da mesma."
 
 
 

 
;