18 de abril de 2015

18/04 - Dia Nacional do Livro Infantil

No dia 18 de abril celebra-se o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem feita ao escritor Monteiro Lobato, que se dedicou à literatura infantil no Brasil. E quem disse que o livro para quem tem deficiência visual não pode ser colorido ou ter ilustrações? Para as crianças, a ideia de cores, traços e formas é sempre válida e livros inclusivos colaboram para um maior desenvolvimento social, e educacional, além de diminuir barreiras trabalhando o conceito de inclusão desde a infância. Para reforçar a importância destes recursos, a Fundação Dorina Nowill para Cegos destaca os livros inclusivos. Estes livros incentivam a leitura por serem produzidos com braille – para as pessoas cegas, fonte ampliada – para quem tem baixa visão e relevo nas ilustrações, pode ainda conter um CD da versão em áudio e audiodescrição das imagens, ideal por transformar as ilustrações em palavras, garantindo a leitura autônoma e prazerosa.

“Estas características do livro inclusivo, que pode ser lido por todos, são uma ótima oportunidade de inclusão para ser utilizada desde a infância, derrubando mitos e aproximando pessoas com e sem deficiência visual”, afirma Ana Paula Silva, coordenadora de acesso ao livro, da Fundação Dorina. “Conhecendo a importância da leitura para as crianças, os livros inclusivos podem ser lidos por colegas em sala de aula, de pai para filho e também pelos professores, gerando mais interatividade e conhecimento compartilhado”.
 
Para todo mundo ler junto
Alguns exemplos de obras com livros inclusivos
 
 
Coleção Clássicos Infantis Acessíveis - Composta por 10 títulos, a obra oferece os recursos para crianças cegas e com baixa visão possam ler com aquelas que não têm deficiência visual. Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela, João e Maria, João e o Pé de Feijão, Os Três Porquinhos, Peter Pan, Robin Hood e Rapunzel foram os títulos selecionados para serem impressos seguindo o conceito de livro inclusivo, ou seja, contam com braille, letra ampliada, relevo nas imagens e CD com a leitura das histórias com versão com e sem audiodescrição – recurso que transforma as imagens em palavras, aumentando o acesso das pessoas com deficiência visual a diferentes materiais. Material à venda, preço sob consulta.

Coleção Diferenças – segue o objetivo de ensinar a respeitar a diversidade. São cinco livros infantis impressos em fonte ampliada e braille. O objetivo é estimular a educação inclusiva e abordar cada uma das deficiências: visual, física, auditiva, intelectual e múltipla. Os títulos são: Abraço de Urso - Compreendendo a deficiência visual; Agora é comigo - Compreendendo a deficiência física; O lanterna - Compreendendo a deficiência intelectual; Aninha, me conta uma história - Compreendendo a deficiência auditiva, e Volta às aulas - Compreendendo a deficiência múltipla. Material à venda, preço sob consulta.

Braillinho Tagarela
– esta coleção foi distribuída para escolas públicas e bibliotecas no Brasil. Composta por 10 títulos infantis impressos em tinta e braille, cada kit da coleção é acompanhado por duas Pentop, canetas interativas que fazem a audiodescrição das páginas, ou seja, reproduzem em som estéreo a descrição de todas as imagens e textos contidos nos livros. A caneta é inovadora e funciona por aproximação: o usuário passa a Pentop sobre uma etiqueta inserida nas páginas e a leitura é iniciada.  Os títulos são: O Clube da Troca; Cavalinho de balanço; Lesma no Metrô; Hora de reciclar ideias; Vivinha; As guardiãs da natureza; O mistério do porquinho; Sofia soltou um pum... de novo; Nas asas da poesia, e Trava Miolo. Material à venda, preço sob consulta.

Estes são alguns dos títulos de livros inclusivos. O objetivo é que todos possam compartilhar o mesmo conteúdo e se divertirem enquanto aprendem.


Boa leitura a todos!
 
 
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