15 de dezembro de 2011

PLANO INCLUIRÁ SAÚDE, EDUCAÇÃO, ACESSIBILIDADE E BENEFÍCIOS, DIZ MINISTRA

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, detalhou há pouco os principais pontos do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Viver sem Limites. As ações do plano estarão divididas em quatro eixos: educação, saúde, assistência social e acessibilidade.
Nas áreas da educação e da acessibilidade, ela listou o direcionamento de recursos do Pronatec especificamente para cursos de aperfeiçoamento direcionados a pessoas com deficiência. Além disso, a ministra promete a criação de 300 mil vagas em escolas para crianças com deficiência e a ampliação na quantidade de transportes escolares adaptados. Ainda nessas áreas, ela afirmou que 45 mil salas de aula serão adaptadas para receber esse público.

No campo da saúde, o plano ampliará os testes do pezinho, as triagens neonatais, os atendimentos odontológicos, a distribuição de órteses e próteses e a quantidade de centros auditivos.

Quanto à assistência social, a prioridade é garantir o retorno automático do ex-beneficiário desempregado, que deixou de receber um benefício no período em que esteve empregado. Maria do Rosário disse ainda que o plano incluirá um benefício de prestação continuada especialmente para crianças deficientes

Maria do Rosário participa de audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família sobre o plano. A apresentação ocorre no Plenário 7.

Fonte: Jus Brasil
 
;