11 de março de 2013

Danieli Haloten no Festival de Curitiba: Curitibana cega interpreta gaucha que enxerga em "A Farsa do Bom Marido"


Danieli Haloten no Festival de Curitiba
Curitibana cega interpreta gaucha que enxerga

Uma das atrações do Festival de Curitiba 2013 é a comédia “A Farsa do Bom Marido”, apresentada pelo Grupo Clichê de Teatro de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba.
A farsa apresenta a história de três mulheres de descendência europeia, obcecadas em arrumar um marido: uma paranaense, uma gaucha e uma catarinense. Cansadas de esperar, elas resolvem castigar Santo Antônio até encontrarem um pretendente e acabam caindo em uma armadilha na qual o público se torna cúmplice. Durante a trama, a plateia pode ver os costumes, crendices e expressões dos estados do sul, como “puchero, vai reto toda vida ou dianho”, por exemplo.
 
Danieli Haloten, conhecida como Anita da novela “Caras & Bocas”da Globo, interpreta a gaucha Maria Mole, que como no texto original enxerga normalmente.

A peça tem autoria e direção de Nallu Nichele, que também dirigiu o stand-up de Danieli Haloten. Nallu é fundadora do Grupo Clichê e há três anos, coordena o grupo de teatro da comunidade de Fazenda Rio Grande, onde descobriu jovens talentos como David Gabriel, que na farsa interpreta a figura do diabo, Felipe Matozo, que personifica Santo Antônio e Aline Resende, que faz a catarinense Maria Guela. Ainda integra o elenco a atriz Dani Piekarski, interpretando a paranaense Maria do Bordado.

Sucesso que se constrói
 
A “Farsa do Bom Marido” estreou em 2010, em um bar de Curitiba, com David Gabriel fazendo o diabo, Nallu Nichele, Dani Piekarski e Josiane Wolpato interpretando as Marias e manipulando o santo, representado por um boneco. 
 
O público gostou tanto da peça que ela também foi apresentada em teatros das cidades da grande Curitiba. O que levou o grupo a ir adaptando e aperfeiçoando a farsa, escrita inicialmente para ser encenada em festas juninas e outros espaços alternativos. 
 
Com o tempo, a farsa ganhou a sonoplastia criada por Gabrielly Nichele, que passou a acompanhar a peça com seu violão; e Aline Resende, que passou a manipular o boneco do Santo Antônio. Com esses novos elementos, a peça foi apresentada na Praça Rui Barbosa, no Festival de Teatro de Curitiba de 2011.

No Festival de 2013, Nallu Nichele deixa a catarinense para Aline. E o santo ganha vida na pele do ator Felipe Matozo.

O que é farsa?

Farsa é um gênero teatral cômico, menos exigente que a alta comédia.
É uma modalidade burlesca, caracterizada por personagens e situações caricatas. Considerada um subgênero dramático, afirma-se a partir do século XIII, atingindo o seu apogeu nos séculos XIV e XV.

Serviço:
Farsa do Bom Marido
29 de março às 21 horas e 30 de março ao meio dia
Teatro Antônio Carlos Kraid – Portão Cultural
Classificação: 14 anos
Duração: 45 minutos

http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/302/Fringe/Comedia/A_Farsa_do_Bom_Marido

Ficha técnica:
Elenco:
Danieli Haloten: Maria Mole
Aline Resende: Maria Guela
Dani Piekarski: Maria do Bordado
David Gabriel: Diabo
Felipe Matozo: Santo Antônio

Autoria, direção, produção e figurino: Nallu Nichele
Cenografia: Dani Piekarski
Assessoria de imprensa: Danieli Haloten
Sonoplastia: Gabrielly Nichele
 


Fonte: BLOGLOG/Danieli Haloten
 
 
;