4 de janeiro de 2016

Dia Mundial do Braille - 4 de janeiro

 
No dia 4 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e de leitura desenvolvido por Louis Braille que, a partir do tato, facilita, entre outros objetivos, a inclusão das pessoas cegas, permitindo que estas desenvolvam um vasto número de atividades académicas, culturais e profissionais.
 
O braille é constituído por 64 sinais, gravados em relevo no papel, obtidos pela combinação sistemática de seis pontos que, na sua forma fundamental, se agrupam em duas filas verticais e justapostas de três pontos, à imagem de uma sena de dominó ao alto.
 
Cada sinal não excede o campo tátil e pode ser identificado com rapidez, pois, pela sua forma, adapta-se exatamente à polpa do dedo.
 
Em Portugal, existe o Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, que funciona no âmbito do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P.
 
Este núcleo visa, por um lado, garantir a obtenção de padrões elevados de qualidade quanto à conceção, uso, aplicação, modalidades de produção e ensino do sistema braille e meios complementares de leitura para pessoas cegas; sendo que, por outro lado, pretende avaliar e controlar o sistema braille e os meios complementares de leitura.
 
O Dia Mundial do Braille consagra os princípios da dignidade, autonomia individual, liberdade de escolha e independência presentes na Convenção sobre os Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência.
 
A empresa Supereficiente! tem vários matérias em Braille que proporciona momentos de aprendizagem e lazer entre pessoas com e sem deficiência. Material de qualidade, eu indico!
 






 
 
;