28 de março de 2012

DO CIRCO PRO HOSPITAL

Caro leitor,
ONTEM, 27 DE MARÇO, foi comemorado o DIA MUNDIAL DO CIRCO. 
Em homenagem a esta data, compartilho com vocês a postagem abaixo extraída do Blog dos Doutores da Alegria. Uma ONG que se disponibiliza a levar alegria num ambiente onde às vezes ela é esquecida. A alegria faz bem para a saúde, faz bem para o coração, para a alma. Transforma ambiente e estimula relações saudáveis. Por isso, essas pessoas maravilhosas, voluntárias  e abençoadas por Deus, os Doutores da Alegria, levam sorrisos, gargalhadas, brincadeiras, música e, claro, muita alegria para os hospitais públicos.

No Dia Mundial do Circo, nada melhor que chamar o Dr. Pinheiro pra falar sobre como ele utiliza a linguagem circense no hospital. Neste ano, ele está no Hospital do Campo Limpo (SP) às terças e quintas-feiras.


Dr. Pinheiro
“A figura do palhaço e o malabarismo são as habilidades que mais “se encaixam” dentro de um hospital e, para minha sorte, são minhas prediletas! Dá pra imaginar um trapezista pendurado no corredor da Enfermaria ou alguém fazendo acrobacias dentro de uma UTI?

Vou contar umas rápidas artimanhas sobre como eu utilizo o aprendizado do circo aplicado ao ambiente hospitalar. E olha que já são 7 anos fazendo isso!

Exame besteirológico de visão
O paciente tenta acertar as cores ou o tamanho das bolas de malabarismo que estão no ar. Muito preciso!

Valsa na ponta do nariz
Começamos com um dos palhaços tocando gaita. A garotinha que está tomando soro no quarto vê sua boneca, que estava deitada na cama ao seu lado, começar a dançar se equilibrando na ponta do nariz. Um show!

Batidas e trupicões
Que tal uma batida de cara na porta, um tropeção na saída do elevador, um truque de cartola, uma mágica de bolso ou um simples andar estranho?

Perna de pau
Nos cortejos e nas rodas artísticas dentro dos hospitais fui visto quase batendo a cabeça no teto, trocando lâmpadas e distribuindo a tão sonhada ALTA! E nada como estar de perna de pau para isso…

Saudações circenses!


Dr. Pinheiro
"Um plantão em pessoa”



Fonte: Blog dos Doutores da Alegria
 
;