18 de março de 2012

A VIAGEM


Texto de Cylene Medrado

A escola, o primeiro dia de aula do Mateus teve a sensação de uma viagem literalmente inesperada. Não sabia como seria a adaptação dele na escola e a adaptação da escola as necessidades do Mateus.

Sonhamos conhecer um novo lugar, novas pessoas e, esperamos muita diversão no roteiro da viagem. Temos o cuidado de colocar na bagagem tudo que achamos fundamental, desde a escova de dente à máquina fotográfica para registrar cada momento.

Eis que, o primeiro dia na escola do Mateus soava como ruptura. Para algumas viagens partimos contentes com o roteiro de férias. Já outras viagens representam distanciamento distanciamento das pessoas queridas. E essa viagem que meu pequeno Mateus está prestes a fazer é a viagem dolorosa.

Sei que qualquer viagem está sujeita a imprevistos. Isso me assusta. Será o primeiro contato do Mateus com outras pessoas, outras crianças e em outro lugar. A grande, enorme, diferença é que no espaço da escola eu não serei a guia do roteiro de viagem.

Espero que o motorista (a motorista, no caso a professora) que comanda e pilota o ônibs e todo o roteiro de viagem esteja preparando para estacionar nas estações do Mateus e correr com o ônibus sem deixá-lo para trás. E os passageiros? Os mesmos que embarcam nessa viagem? Ah! Eles conseguem entrar sozinhos no ônibus, sentar-se na cadeira e embora não saibam o que vão encontrar pelo caminho entendem o comando da cabine do motorista. Enfim, expor seu filho especial em uma viagem que você não pode fazer com ele, dá medo. Medo do outro. Independente desse outro ter 2 anos ou 40 anos de idade, estou expondo o meu melhor. Expondo meu filho. Sei que é necessário mas doloroso. Seu choro não representa apenas choro de saudade. Ele teme. Teme principalmente porque não anda e fala. Eu temo por esses milhões de motivos que me tornam mãe diariamente.

Por esses mesmos motivos que me fazem acordar e dormir incondicionalmente mãe do Mateus. E, acordando e dormindo diariamente tão e simplesmente mãe, espero que seja uma viagem inesquecível porque aprendemos mais que esperamos. E os imprevistos da viagem? Ah! Esses acabam superados porque Mateus transborda emoção.

Mateus prestes a iniciar sua viagem, que será inesquecível...




 
;