2 de junho de 2012

I Conferência de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência


A Prefeitura de Petrópolis deu mais um importante passo na construção de uma cidade acessível. Na manhã do último sábado (26) foi realizada a 1ª Conferência de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município. O evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre representantes do poder executivo e sociedade civil, e abordou assuntos relacionados à educação, esporte, trabalho, reabilitação profissional, acessibilidade, entre outros.

A Conferência, cujo tema foi “Um olhar através da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios”, é uma verdadeira demonstração de que a atual administração é sensível às necessidades das pessoas com deficiência e se preocupa com a implantação das políticas públicas que beneficiem a população de petropolitanas. E a prova desta preocupação é a reativação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que esteve paralisado por quase 10 anos.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal em Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência, Rodrigo Dias, o município está passando por um momento histórico para a pessoa com deficiência, principalmente com a realização da Conferência e a ativação do conselho.

“Vivemos uma fase especial, e agora encontramos uma nova maneira de trabalhar. A demanda é grande, pois a cidade possui cerca de 40 mil pessoas com deficiência. Isso significa que teremos muito trabalho e o governo tem se mostrado disponível a ajudar. Prova disso é que o conselho conseguiu atualizar seu regimento interno e colocar as comissões para funcionar”, disse. E acrescentou: “no final deste trabalho teremos um relatório, que apresentará um diagnóstico completo das necessidades do município. Através dele, poderemos nortear nossas ações”, disse.

Entre os objetivos da conferência estão inseridos os seguintes tópicos: elaborar as diretrizes para a implementação da política pública municipal da pessoa com deficiência, pautada na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU, no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e no Relatório Mundial sobre a deficiência; discutir a gestão, instrumentos e processos de trabalho na esfera municipal; e eleger delegados para a Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com deficiência.

Representando o prefeito Paulo Mustrangi, a Chefe de Gabinete, Sheila Guimarães enfatizou que a mudança da lei de criação do conselho, tornando-o deliberativo, é fundamental para os avanços. “Um conselho deliberativo requer uma grande responsabilidade, pois terá que discutir políticas públicas e concretizar suas ações. O município obteve resultados significativos, como no esporte, tendo equipes que podem mostrar um trabalho concreto e que vem sendo agraciado com importantes conquistas. O papel do governo é fomentar essa discussão, demonstrando que a sociedade é viva e consciente”, destacou.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Luís Eduardo Peixoto; a presidente do Fórum dos Amigos da Pessoa com Deficiência de Petrópolis, Fernanda Ferreira; a chefe do Núcleo de Apoio as Comissões e Conselhos, Gilda Jorge; e representando o presidente do Conselho Estadual para Políticas de Integração da Pessoa com Deficiência, Antônio José da Silva Resende.



TVC sempre presente nos eventos

Equipe da COMAC 











Rodrigo Dias, presidente do Conselho Municipal em Defesa da Pessoa com Deficiência,  sendo entrevistado

Rafael Viegas, Elisabete Ferreira e Ana Paula da Fonseca

Equipe de Libras da Escola Municipal Salvador Kling interpretando a palestra do Dr. Antonio Resende. 
Nossa 2ª palestrante, Profª Drª Edicléa Mascarenhas Fernandes - Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva, Doutora em Ciências pela Fiocruz, Mestre em Educação na área de Educação Especial pela UERJ, Psicóloga e Pedagoga,
Conselheira do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência.

Nosso 3° palestrante, Dr. Miguel Abud Marcelino – Perito Médico Previdenciário, Integrante do Grupo de Trabalho que elaborou o Novo Modelo de Avaliação para acesso de Pessoas com Deficiência ao BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada/ Lei Orgânica da Assistência Social ) e Professor Assistente de Saúde Coletiva da FMP/FASE.


 
;