7 de março de 2011

JEFF HEALEY

ESTA POSTAGEM FOI SUGERIDA POR UM AMIGO E SEGUIDOR DESTE BLOG.

The Jeff Healey Band, é uma banda Canadense, que leva o nome do seu "frontman" Jeff Healey. Jeff Healey nasceu em 25 de Março de 1966, em Toronto, Ontário, Canadá e com menos de um ano de idade perdeu sua visão para uma rara espécie de câncer.

Ganhou de presente sua primeira guitarra em um natal também muito jovem; adaptou a guitarra a sua maneira de tocar, que hoje lhe é uma característica própria comumente chamada de "lap-top" (onde ele toca de uma maneira que envolve todos os dedos para tocar sua guitarra, apoiando-a em uma plataforma especial, ou nas pernas, onde ele ainda: toca com os dentes, com a guitarra sobre a cabeça, e muitas vezes em pé agitando o público).

Com seis anos de idade já tocava e cantava. Adolescente se apresentava em bares e clubs, e aprendia ouvindo outros guitarristas tocando. Jeff Healey antes de se fixar no Blues tocou de tudo um pouco, como Jazz, Country, Reggae, Heavy Metal, R&B, Rock e enfim Blues. Em uma escola especial para cegos tocou guitarra e trumpete, e organizou um grupo chamado Blues Directions.

Em 1985 lançou um vídeo independente chamado Adrianna. No mesmo ano um amigo e lendário guitarrista chamado Albert Collins "convenceu" Jeff Healey a subir ao palco com ele e ninguém menos que Stevie Ray Vaughan por algumas semanas. O pequeno jovem, loiro e cego, impressionou Stevie Ray Vaughan, que passou a ser um grande amigo do menino prodígio.

Em 1985, Tom deixou sua carreira de engenheiro urbano e Joe sua promissora carreira dentro dos estúdios e se juntaram a Healey. Nascia então a The Jeff Healey Band com Jeff Healey na guitarra/vocal, Joe Rockman no baixo e Tom Stephen na bateria; Healey tinha apenas 19 anos de idade.

Em 1986 ao tocar em um festival em Vancouver com B.B.King, deixou o mestre e sua "Lucille" boquiabertos. Fizeram tour pelo Canadá por dois anos, lançando uma espécie de "demo", antes de se filiarem a Arista Records & BMG Music Canadá Inc.

Seu álbum de estréia foi o See The Light, que já atraia devotados fãs de blues, com notoriedade para as músicas Angels Eyes e Confidence Man. Nessa mesma época Jeff Healey e banda participaram de um filme que lhe deu uma boa ascenção internacional: Road House (Matador de Aluguel, com Patrick Swaize), onde tocava com sua guitarra em um bar.

Em 1990 seu segundo álbum, Hell to Pay, trazia George Harrison (ex-beatle) tocando com Jeff Healey na faixa cover dos The Beatles "While My Guitar Gently Weeps" e também Mark Knopfler (Dire Straits) tocando com Jeff Healey em I Think I Love You Too Much. Hell To Pay é considerado por muitos fãs da banda, como sendo o melhor álbum do grupo.

Fell This, terceiro álbum, aterriza logo depois com ótimas músicas, ótimas letras. Outra vez um grande trabalho da banda, mas que infelizmente não deu o retorno esperado.

Cover To Cover, quarto álbum, traz covers de diversos artistas, entre eles Jimi Hendrix e John Lennon, segundo a banda o álbum foi uma "expectativa de recuperarem as raízes". O álbum ainda conta com Joe Popper (Blues Traveler) tocando harmônica em Communication Breakdown.

Em 2000, após praticamente 5 anos de espera, The Jeff Healey Band, nos traz "Get Me Some", 5 álbum da banda. Get Me Some, não é um álbum característico da The Jeff Healey Band, mas é muito bem recebido pelos seus fãs, que o aguardavam ansiosamente. Um pouco de Pop, um pouco de Rock e um pouco de Blues, é essa a essência de "Get Me Some". Destaque para as músicas: Macon Geórgia Blues, Runaway Heart , Feel Better e The Damage Is Done.

Quando se fala de Jeff Healey as palavras "incrível e maravilhoso" quase sempre entram no meio da conversação, pois ele possui uma técnica afiadíssima, presença de palco, uma ótima voz, é ótimo letrista além de possuir um tremendo felling. A banda teve um Award do Canadian Entertainer of The Year, um Music Award por melhor grupo em vídeo e duas indicações para o Grammy, entre outros.

O músico canadense Jeff Healey morreu aos 41 anos em um hospital na cidade de Toronto, no Canadá, cercado por familiares e amigos. Há anos ele lutava contra o câncer, segundo Colin Bray, que toca na mesma banda de Healey. O músico já se apresentou no Brasil ao menos uma vez, em 2002.

 
;