5 de março de 2011

PESSOAS COM NANISMO

Nanismo é a condição de tamanho de um indivíduo quando a sua altura é muito menor que a média de todos os sujeitos que pertencem a mesma população. Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um sujeito é bem inferior à média dos mesmos sujeitos, na mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, o anão é uma pessoa que tem até por volta de 1,40 metro de altura.

O que mais preocupa os anões não é sua baixa estatura, mas a invisibilidade perante a sociedade.

Por algum tempo eles não eram reconhecidos. Qual programa humorístico dos anos 70 e 80, até dos anos 2000, não tinha em um dos seus quadros um anão? Mas esta realidade está mudando e é extremamente necessária a modificação da sociedade para com essas pessoas. "Alguém que sofre retaliações e desrespeito desde a infância pode ter uma depressão muito forte e não conseguir se estabelecer como cidadão", afirma psicóloga Cleuse Alves. Para que essa inclusão social fosse iniciada, o primeiro passo foi dado: O nanismo agora é considerado como deficiência. Com isso,eles podem participar da cota de empregos nas empresas, que devem reservar até 5% de suas vagas para essa população.

A dica para não aborrecer um anão é tratá-lo sem infantilidade. Não se deve usar palavras no diminutivo e tratamento como se fosse uma criança. Ah, e se a conversa for longa, se abaixe ou sente para ficar na altura dele, isso mostra respeito e interesse. Para uma boa saúde, os anões devem buscar a prática de esportes como natação, musculação e hidroginástica que são de baixo impacto e ajudam a controlar a obesidade a que estão propensos.

Fonte: Revista Sentidos
 
;