7 de março de 2011

SER, SABER E SONHAR


“O limite do homem é o limite de seus sonhos.”
John F. Kennedy

Saúde é equilíbrio. Nosso corpo possui necessidades básicas que precisam ser atendidas para que ele seja sadio. Ar puro, água limpa, luz do sol, alimentos saudáveis, exercício balanceado, repouso suficiente e higiene. Basta apenas um desses itens não ser atendido para nossa resistência diminuir, nós nos sentirmos enfraquecidos e cairmos doentes. Por exemplo: você pode estar com um problema de saúde simplesmente por não beber a água de que seu corpo precisa e, sem saber, pode estar tomando remédios quando deveria tomar mais água. Em resumo, o corpo precisa de atenção e cuidados.

Outro fator fundamental ao equilíbrio é o cuidado com a mente. Manter-se no controle e tranquilo requer medidas diárias. Meditação, leitura e música, entre outras atividades, são capazes de manter as funções cognitivas ativas, estimulando o raciocínio e permitindo maior qualidade de vida independente da idade.
Veja, por exemplo, o estudo publicado no prestigiado periódico American Journal of Cardiology. Os números impressionam. Comparada com os efeitos produzidos apenas por medicamentos, a meditação diminuiu em 49% as mortes por câncer, em 30% aquelas decorrentes de problemas cardiovasculares e em 23% as provocadas por doenças em geral. O estudo durou 18 anos e foi realizado com 202 homens e mulheres idosos e hipertensos que se dedicaram a essa prática sistematicamente, duas vezes por dia, durante 20 minutos.

Também é preciso sonhar. O ser humano total transcende o corpo e a mente. Projetos, desafios, vitórias e derrotas, escolhas e fé são partes da realização de sonhos. Eles são a força motriz da humanidade. Duas perguntas básicas são capazes de realizar uma transformação em sua vida. A primeira resgata o sentido da existência: “Qual é o seu sonho?”. A segunda nos recoloca na dimensão afetiva e motivacional da realização (o impulso necessário): “O que você pretende fazer a partir de agora para realizar esse sonho?”.

Manter-se sonhando é manter-se vivo. A saúde do ser depende do saber e necessita do sonhar.

“Se você pode sonhar, pode fazer.” 
Walt Disney

Fonte: Revista Digital LSF
 
;